Ecografia das partes moles: o que é, para que serve e como é feita

A ecografia das partes moles é usada para avaliar todos os tecidos que não incluam ósseos ou articulações. Descubra para que serve e como é feita.

Tags relacionadas

  • Ecografia
  • Imagiologia

A ecografia das partes moles é um meio de diagnóstico especificamente vocacionado para avaliar tecidos superficiais. Tem uma aplicação vasta e transversal a qualquer especialidade médica, sendo uma forma simples, confortável e imediata de visualizar as partes moles. Descubra como este exame é realizado e para que casos é indicado. 


O que é a ecografia das partes moles?

A ecografia das partes moles (ou dos tecidos moles) é um exame por imagem que permite avaliar os tecidos superficiais, como a pele e a gordura subcutânea, ou estruturas osteoarticulares, como músculos, tendões ou ligamentos.

Além dos ossos, a estrutura do corpo humano é constituída em cerca de 50% pelas chamadas partes moles, como músculos, tendões, ligamentos, gordura, vasos sanguíneos, nervos periféricos, pele, entre outros. Estes tecidos são o foco deste tipo de ecografia.

Geralmente, este exame é realizado para diagnosticar patologias traumáticas e inflamatórias, permitido avaliar a localização e as características de nódulos, quistos, cistos, lipomas e outras lesões superficiais. A ecografia das partes moles é também bastante utilizada para detetar hérnias da parede abdominal.

A ecografia das partes moles não recorre a radiação, sendo um exame seguro e não invasivo. Não causa qualquer tipo de dor nem desconforto, e a sua realização é muito bem tolerada por pacientes de qualquer idade e condição clínica. 


Para que serve a ecografia das partes moles?

A ecografia das partes moles é um dos exames com aplicações mais variadas e transversais, podendo avaliar doenças e distúrbios de órgãos superficiais, como mama, testículos e tiroide 

Permite também diagnosticar lesões musculosqueléticas como entorses e rasgões. Por isso, a ecografia das partes moles é um meio vital para alcançar um diagnóstico e orientar a via terapêutica mais adequada para cada caso.  


Como é feita uma ecografia das partes moles?

A ecografia das partes moles usa um dispositivo denominado ecógrafo, que capta imagens das estruturas em estudo através da emissão e receção de ultrassons. É aplicado um gel condutor na área a ser examinada, e o médico faz deslizar uma sonda sobre a pele, para dirigir as ondas de som através de movimentos suaves e, assim, obter imagens do interior. 

As imagens obtidas são enviadas para um monitor, onde podem ser visualizadas de imediato. O médico seleciona, analisa e interpreta as imagens mais importantes e representativas. Se as estruturas observadas não apresentarem qualquer anomalia, a ecografia das partes moles será considerada normal. Se as imagens apresentarem alterações significativas ou suspeitas, o médico poderá necessitar de recorrer a outros exames para chegar a um diagnóstico definitivo.  

A ecografia das partes moles é um exame rápido, com uma duração média de 5 minutos. Pode demorar mais algum tempo se for necessária uma observação mais pormenorizada da área anatómica em estudo. 


Quais os cuidados a ter na ecografia das partes moles?

A ecografia das partes moles não requer qualquer tipo de preparação prévia. O paciente pode comer e beber como em qualquer outra altura, e tomar a sua medicação habitual. Deve apenas vestir uma roupa confortável, que facilite o acesso à zona corporal a ser examinada. Terão de ser removidos quaisquer acessórios que interfiram na qualidade da imagem, como brincos, colares, anéis, pulseiras, relógios e piercings. 


Quais as limitações da Ecografia das partes moles?

Uma vez que a ecografia das partes moles não recorre a qualquer tipo de radiação, pode ser realizada com total segurança e conforto quer por adultos, quer por crianças, incluindo bebés. É, por isso, bastante solicitado em Pediatria, uma vez que é um procedimento indolor, confortável, seguro e eficaz.  

Além disso, também as grávidas podem realizar uma ecografia das partes moles, ao contrário do que acontece com outros exames que utilizam radiações (como, por exemplo, a tomografia computorizada). A ecografia das partes moles não apresenta qualquer risco. 


Ecografia das partes moles na Joaquim Chaves Saúde

A Joaquim Chaves Saúde está equipada com os meios de diagnóstico por imagem mais avançados, operados por uma equipa experiente e especializada. Beneficie da tecnologia de primeira linha para obter os resultados que precisa, com a máxima celeridade, precisão, segurança e conforto. Marque já o seu exame.

Imagiologia

Conheça esta especialidade e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar