De acordo com o relatório de “The Lancet”, a mortalidade relacionada com o calor excessivo em pessoas com mais de 65 anos aumentou 53% nos últimos 20 anos. Para além de aumentar a probabilidade de desenvolver cancro da pele, a insolação pode ter outras consequências muito graves e, por vezes, fatais. Descubra os sinais a que deve estar atento, como tratar e prevenir.
O que é uma insolação?
A insolação é uma condição médica que designa o sobreaquecimento do corpo, causado pela exposição excessiva ao sol ou a altas temperaturas, durante períodos prolongados de tempo. Também é conhecida como golpe de calor ou hipertermia, e ocorre quando o corpo não consegue dissipar o calor adequadamente, resultando num aumento perigoso da temperatura corporal.
Quais são os sintomas de uma insolação?
Os sintomas de uma insolação podem variar em gravidade, sendo que os mais comuns incluem:
• Temperatura corporal igual ou superior a 40 ºC. Este é o principal e mais preocupante sinal de uma insolação. Uma temperatura igual ou superior a 40 ºC, sem que a pessoa esteja num processo febril ou de doença, o que indica um quadro grave e requer atenção médica imediata.
• Transpiração alterada. Na insolação, a pele fica quente e seca ao toque, sem ocorrer uma transpiração adequada.
• Confusão mental e desorientação. A pessoa pode sentir-se confusa, agitada, desorientada e ter dificuldade em ter um discurso coerente. Nos casos mais graves, pode ocorrer delírio, convulsões e até mesmo coma.
• Náuseas e vómitos. As pessoas afetadas pela insolação podem sentir náuseas, seguidas de vómitos.
• Respiração rápida. A frequência cardíaca pode aumentar, à medida que o corpo luta para regular a temperatura, e a respiração pode tornar-se rápida e superficial.
• Dor de cabeça. A insolação pode causar dores de cabeça intensas e persistentes, podendo ocorrer a sensação de cabeça a pulsar.
• Tonturas e vertigens. Sensação de tontura, desequilíbrio e vertigem são sintomas frequentes de insolação.
• Fraqueza e fadiga. A insolação pode levar a uma sensação extrema de fraqueza e fadiga, tornando as atividades físicas difíceis.