Como é feito o diagnóstico da instabilidade do ombro?
O diagnóstico da instabilidade do ombro é feito na consulta, após uma avaliação cuidadosa dos sintomas e sinais apresentados pelo paciente, através da recolha da história clínica e após a realização de exames que o ortopedista poderá requisitar, para complementar o diagnóstico. O ortopedista fará perguntas detalhadas sobre os sintomas, como dor, sensação de instabilidade, restrição de mobilidade e episódios de subluxação ou luxação do ombro. Também serão abordados o histórico de lesões anteriores no ombro e atividades físicas desportivas ou profissionais praticadas.
De seguida, poderá ser necessário realizar exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou TAC . Esses exames ajudam a identificar possíveis causas da instabilidade, como fraturas ósseas, lesões nos ligamentos ou outro tipo de danos na articulação.
Em que consiste o tratamento da instabilidade do ombro?
O tratamento da instabilidade do ombro pode variar dependendo da gravidade da condição, das causas das lesões, da idade do paciente e do nível de atividade física praticado. O objetivo principal do tratamento é restaurar a estabilidade da articulação do ombro, aliviar a dor e melhorar a função. As opções de tratamento podem incluir:
Fisioterapia
A Fisioterapia desempenha um papel importante no fortalecimento dos músculos do ombro e na melhoria da estabilidade articular. Exercícios específicos de fortalecimento e estabilização do ombro podem ser sugeridos pelo especialista em Medicina Física e de Reabilitação, para ajudar a melhorar a força muscular e a estabilidade.
Modificações na atividade física
É recomendado evitar atividades que possam desencadear os sintomas ou agravar a instabilidade. Isto pode incluir a modificação de movimentos repetitivos, a adoção de técnicas adequadas durante a prática de desporto e a redução da carga nos ombros.
Operação de Bankart (por via artroscópica)
Na falência do tratamento com fisioterapia ou na recidiva/recorrência da instabilidade, o ortopedista, especializado no tratamento do ombro, pode recomendar uma cirurgia para reparar os tecidos danificados e estabilizar a articulação. Na operação de Bankart artroscópia, é utilizada uma câmara de vídeo, que é inserida dentro da articulação do ombro, através de pequenas incisões milimétricas. A visualização direta do interior da articulação, enquanto se testam as estruturas internas do ombro, permite confirmar o diagnóstico e tratar as lesões identificadas, através da introdução de instrumentos cirúrgicos adequados pelas mesmas incisões milimétricas. O labrum e a cápsula são reparados e fixados no local adequado. O tempo de recuperação pode variar, mas geralmente envolve algumas semanas de repouso, seguidas de um programa progressivo de reabilitação.
Estabilização dinâmica anterior por via artroscópica
Em casos mais graves, em que as lesões ósseas e ligamentares que causaram a instabilidade são mais extensas, a operação de Bankart artroscópica isolada pode ser insuficiente e o ortopedista pode recomendar uma cirurgia artroscópica com gestos adicionais. Na estabilização dinâmica anterior artroscópica, utilizando as mesmas incisões milimétricas da operação de Bankart, o tendão da longa porção do bicípite braquial é reposicionado, para reforçar a reparação das estruturas anteriores do ombro e, assim, aumentar a estabilidade do mesmo. A equipa de ortopedistas responsável pela unidade do ombro e cotovelo da Joaquim Chaves Saúde é constituída pelas cirurgiãs, que foram pioneiras desta técnica de tratamento minimamente invasivo da instabilidade do ombro, em Portugal e na Europa, com resultados publicados nas melhores revistas científicas internacionais da especialidade.
Operação de Latarjet
A operação de Latarjet é uma cirurgia que pode ser necessária em situações de lesões ósseas extensas, sendo geralmente recomendada para o tratamento de casos mais complexos, em que os procedimentos anteriores podem não ser suficientes para recuperar a estabilidade adequada. Nesse procedimento, é utilizado um enxerto ósseo, constituído por uma parte da omoplata do próprio doente, que é transferido e fixado no local a tratar, para tornar a articulação mais estável.
O tratamento da instabilidade do ombro na Joaquim Chaves Saúde
O ombro é uma das articulações mais solicitadas do corpo humano. É importante procurar ajuda médica especializada, assim que os primeiros sintomas surjam, de forma a minimizar o impacto nas atividades profissionais e desportivas.
Na Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa de ortopedistas dedicados, com um vasto currículo e experiência, reconhecidos nacional e internacionalmente, especializados no tratamento de todos os tipos de instabilidade do ombro. Marque já a sua consulta e recupere a liberdade de movimentos.