Em que consiste o tratamento de miopia?
O tratamento da miopia depende da situação de cada paciente, pelo que cabe ao especialista determinar a alternativa mais adequada. As opções mais comuns incluem:
Óculos ou lentes de contacto
Óculos com lentes de correção ou lentes de contato são a forma mais comum para tratar a miopia. Ajudam a focar a luz diretamente na retina, em vez de ser na parte frontal. Contudo, servem apenas para compensar o erro refrativo. Atualmente, existem lentes oculares especializadas que podem impedir a progressão da miopia, se utilizadas numa fase precoce da doença.
Cirurgia LASIK (Laser-Assisted in situ Keratomileusis)
Durante o procedimento LASIK, o médico molda e regulariza a superfície da córnea com recurso a laser, corrigindo assim a miopia. É um procedimento seguro feito sob anestesia local e não requer internamento. Não provoca dor pós-operatória e, geralmente, o paciente recupera a visão em menos de 24 horas.
Lente de implante intraocular
Em algumas situações, especialmente nos casos mais graves de miopia e em pacientes com idade superior a 45/50 anos, uma lente intraocular pode ser implantada no olho para corrigir a visão. A cirurgia é realizada em ambulatório com anestesia tópica e, em regra, consegue-se uma recuperação total da visão em menos de 24 horas.
Como prevenir a miopia?
Dado que não se conhece a causa exata da miopia, não é possível prevenir esta doença. Contudo, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar o impacto de fatores de risco na saúde ocular. Para além de manter uma vigilância oftalmológica regular, logo desde a infância, recomendam-se os seguintes cuidados:
Faça pausas para descanso visual
A “Regra 20-20-20” é uma boa prática: a cada 20 minutos de uma atividade que requeira foco visual de perto, como leitura ou uso do computador, olhe para algo a cerca de 6 metros de distância durante pelo menos 20 segundos.
Crie boas condições de iluminação
Garanta que a iluminação é adequada durante atividades que exigem esforço visual mais intenso, como a leitura, para reduzir o stress ocular. Sempre que possível, aproveite a luz natural do sol. Quando usar luz artificial, prefira opções com intensidade regulável para controlar a quantidade de luz com base na tarefa que está a realizar.
Aproveite o ar livre
Apesar de os estudos não serem conclusivos, pode ser benéfico aumentar a exposição ao ar livre, especialmente durante a infância. A luz natural pode desempenhar um papel protetor no desenvolvimento da miopia.
Faça consultas oftalmológicas regulares
Mesmo que não sinta qualquer alteração visual, os exames oftalmológicos periódicos são cruciais para detetar doenças oculares numa fase inicial, quando os sintomas ainda não são evidentes.
Joaquim Chaves Saúde, tratamento avançado da miopia
Confie a sua saúde ocular a profissionais experientes, apoiados pelos equipamentos de diagnóstico mais avançados e beneficie de um tratamento da miopia de primeira linha. Marque a sua consulta na Joaquim Chaves Saúde e dê o primeiro passo para uma visão mais nítida e uma vida mais saudável.