Operação às Cataratas: O que precisa de saber

Descubra tudo sobre Operação às Cataratas. Em que consiste, qual o procedimento, quais as vantagens e os cuidados a ter.

Tags relacionadas

  • cataratas
  • oftalmologia

A operação às cataratas é um procedimento cirúrgico rápido e eficaz. Descubra em que consiste, quais as vantagens e os cuidados a ter.

A catarata é uma opacificação da lente natural do olho. Descubra o que é este problema, quais são as causas e os sintomas, o que acontece durante a cirurgia e o que esperar durante o pós-operatório.

O que é a catarata e quais são os sintomas?
A catarata é a opacificação congénita ou degenerativa da lente natural do olho - o cristalino, o principal responsável pela capacidade de focar imagens ao perto, como se se tratasse de um zoom. O principal sintoma da catarata é perda lenta, gradual e indolor da visão, perda do contraste e brilho intenso (halos e explosões de estrelas ao redor das luzes). O único tratamento é cirúrgico, feito pela remoção do cristalino e colocação de uma lente intraocular no seu lugar.

O que causa este problema?
As cataratas são a principal causa de cegueira tratável, mundialmente. A partir dos 65 anos de idade cerca de 20% das pessoas desenvolvem catarata, sendo que a probabilidade aumenta para os 50% a partir dos 75 anos.
São a principal causa evitável de cegueira no mundo e, em Portugal existem cerca de 200.000 pessoas com sinais e sintomas de catarata.

Quais são os fatores de risco das cataratas?
Os principais fatores de risco passam pela exposição excessiva à luz ultravioleta, o tabagismo, desnutrição, uso excessivo de corticoides e certas doenças sistémicas como a diabetes.

Que tipos de cataratas existem?
Existem diferentes tipos de catarata, sendo a senil a mais frequente que está relacionada com o envelhecimento. Outros tipos menos frequentes são a catarata congénita e a catarata traumática.
O médico oftalmologista, com base em exames efetuados, decide juntamente com o doente a necessidade e o timing de operar a catarata.

Quanto tempo demora a operação às cataratas?
A cirurgia às cataratas é uma das técnicas que mais tem avançado no mundo e Portugal não foge à regra. Este procedimento leva em média 30 minutos, mas pode demorar até 2 horas, dependendo da técnica que o oftalmologista optar por usar.

Qual é o procedimento de operação às cataratas mais comum?
O procedimento mais comum é a facoemulsificação ou FACO. Neste procedimento, é usado anestesia local, pelo que o utente não sente dor durante o ato cirúrgico. O cristalino, que está opacificado, é dissolvido por ultrassom e, em seguida, é removido em várias partes pequenas. Geralmente não necessita de pontos, o que permite a recuperação rápida da visão.

Qual é a taxa de sucesso desta cirurgia?
A taxa de sucesso da cirurgia é bastante alta e as complicações extremamente raras. No entanto, podem acontecer imediatamente no pós-operatório o aumento da pressão intraocular e edema da córnea (inchaço), geralmente transitório.
As infeções são raras e ocorrem numa em cada 1000 cirurgias. Outra complicação rara é o descolamento da retina.

O que esperar do pós-operatório da cirurgia das cataratas?
O pós-operatório é de uma forma geral isento de complicações e é possível regressar a casa imediatamente após a cirurgia, sem necessidade de internamento.

Na semana seguinte, com os devidos cuidados, poderá realizar a maior parte das suas tarefas do dia-a-dia. Além da recuperação rápida, a convalescença é bastante curta, tornando o tempo de recuperação reduzido, especialmente utilizando a técnica FACO ou a laser.

Ainda assim, são necessários alguns cuidados no pós-operatório de modo a evitar complicações:

  • Utilizar colírios conforme indicação do médico oftalmologista, no intuito de evitar infeções ou inflamações;

  • Repousar durante o primeiro dia após a cirurgia;

  • Proteger os olhos para dormir no primeiro dia, com um protetor acrílico.

  • Não dormir para o lado do olho operado na primeira semana;

  • Evitar atividades de visão de perto prolongadas na primeira semana (como usar o telemóvel ou computador);

  • Evitar banho de mar, piscina, rio, lago ou lagoa por 30 dias;

  • Evitar fazer desporto ou atividades de risco nas primeiras 4 semanas;

  • Evitar utilizar maquilhagem no primeiro mês.


Porquê escolher a Joaquim Chaves Saúde para a cirurgia da catarata?

Nas Clínicas Médicas Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa experiente de especialistas em Oftalmologia. Conheça a nossa equipa completa de oftalmologia.

A Joaquim Chaves Saúde trabalha com as principais seguradoras, como Médis, Multicare, Tranquilidade ou AdvanceCare, entre outras. Adicionalmente, temos acordos com numerosas empresas e instituições. Descubra a lista completa de parcerias na clínica mais perto de si.
Na Joaquim Chaves Saúde encontra uma equipa de profissionais experiente, instalações de muito elevada qualidade e equipamentos de última geração, preparados para a cirurgia da catarata. Marque a sua consulta de forma digital.

Equipa clínica

Temos uma equipa de médicos e profissionais de saúde, especialista em diversas áreas, disponível para lhe dar o acompanhamento de que necessita.

Jose Antonio Dias
Médico
Jose Antonio Dias
Especialidade/Serviço
Oftalmologia
Principais áreas de diferenciação
Glaucoma , Neuroftalmologia
Unidades de Saúde
Clínica de Sintra, Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais
Sheryl Anne da Costa
Médico-coordenador
Sheryl Anne da Costa
Especialidade/Serviço
Oftalmologia
Principais áreas de diferenciação
Retina Médica, Diabetes ocular, Laser Ocular, Cirurgia de Catarata, Oftalmologia Pediátrica
Unidades de Saúde
Clínica de Sintra, Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais
Pedro Mouro
Médico
Pedro Mouro
Especialidade/Serviço
Oftalmologia
Principais áreas de diferenciação
Oftalmologia geral, Doenças da retina (retinopatia diabética, degenerescência macular da idade, terapêutica intra-vítrea e fototerapia laser), Cirurgia de catarata e implanto-refractiva
Unidades de Saúde
Clínica de Sintra, Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores
Ana Teresa Nunes
Médico
Ana Teresa Nunes
Especialidade/Serviço
Oftalmologia
Principais áreas de diferenciação
Consulta Geral, Cirurgia de Catarata e Implanto-refrativa, Consulta de Cirurgia Plástica Ocular (Cirurgia de pálpebras), Rejuvenescimento Periocular (toxina botulínica, ácido hialurónico, skinboosters, peelings)
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais

Oftalmologia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar