As doenças oculares são muito comuns e, frequentemente, não são tratadas. Os dados da World Health Organization indicam que, em todo o mundo, 1 em cada 5 pessoas têm alguma deficiência visual, das quais pelo menos metade poderia ter sido evitada. A Ortóptica é a subespecialidade médica a recorrer nestas situações. Descubra o que é e que doenças trata.
Ortóptica: o que é?
A Ortóptica é uma subespecialidade de Oftalmologia vocacionada para avaliar e tratar desequilíbrios relacionados com a movimentação e coordenação ocular. A palavra “Ortóptica” deriva do grego “Ortho” e “Optika”, que se traduz na expressão “olhos direitos”. Está, por isso, diretamente ligada ao tratamento do estrabismo (desalinhamento dos olhos), ambliopia (olho preguiçoso), visão dupla e dificuldades na leitura.
Além disso, a Ortóptica ajuda a detetar várias outras patologias como glaucoma, cataratas, retinopatia diabética, degenerescência macular ligada à idade e alterações neurológicas da visão. Pode ser especialmente importante para a Oftalmologia Pediátrica, na medida em que é nos primeiros anos de vida que deve existir particular atenção ao correto desenvolvimento do sistema visual das crianças.