Ortóptica: o que é e o que trata?

Estrabismo, olho preguiçoso e visão dupla são algumas das doenças tratadas pela Ortóptica. Descubra o que é e quando deve recorrer a esta subespecialidade médica.

Tags relacionadas

  • Oftalmologia

As doenças oculares são muito comuns e, frequentemente, não são tratadas. Os dados da World Health Organization indicam que, em todo o mundo, 1 em cada 5 pessoas têm alguma deficiência visual, das quais pelo menos metade poderia ter sido evitada. A Ortóptica é a subespecialidade  médica a recorrer nestas situações. Descubra o que é e que doenças trata.

 

Ortóptica: o que é?

A Ortóptica é uma subespecialidade de Oftalmologia vocacionada para avaliar e tratar desequilíbrios relacionados com a movimentação e coordenação ocular. A palavra “Ortóptica” deriva do grego “Ortho” e “Optika”, que se traduz na expressão “olhos direitos”. Está, por isso, diretamente ligada ao tratamento do estrabismo (desalinhamento dos olhos), ambliopia (olho preguiçoso), visão dupla e dificuldades na leitura.

Além disso, a Ortóptica ajuda a detetar várias outras patologias como glaucoma, cataratas, retinopatia diabética, degenerescência macular ligada à idade e alterações neurológicas da visão. Pode ser especialmente importante para a Oftalmologia Pediátrica, na medida em que é nos primeiros anos de vida que deve existir particular atenção ao correto desenvolvimento do sistema visual das crianças. 

Quais são as patologias mais comuns em Ortóptica?

A Ortóptica tem um papel importante em vários tipos de patologias e necessidades clínicas. As suas principais áreas de atuação incluem:

  • Estrabismo

  • Ambliopia

  • Diplopia

  • Dificuldades na leitura

  • Problemas de coordenação binocular

  • Lesões oculares e distúrbios neurológicos

  • Apoio pré e pós-cirúrgico

Quais as consequências de não recorrer a Ortóptica?

As consequências de não tratar problemas visuais que poderiam ser abordados pela Ortóptica podem variar, dependendo do tipo e da gravidade da doença específica. No entanto, em geral, as consequências podem incluir:

Comprometimento da visão

As doenças visuais não tratadas podem comprometer a visão. Por exemplo, a ambliopia (olho preguiçoso) não tratada pode resultar em perda permanente da visão no olho afetado. O estrabismo não tratado pode levar a uma visão binocular deficiente e dificuldade em coordenar os olhos, afetando a capacidade de perceber a profundidade e causando visão dupla.

Impacto na qualidade de vida

Os distúrbios visuais não tratados podem ter um impacto significativo na qualidade de vida. Problemas como visão enevoada, fadiga ocular, desconforto visual, dores de cabeça frequentes e dificuldades na leitura podem tornar atividades quotidianas mais difíceis e prejudicar o desempenho académico, profissional e social.

Dificuldades de aprendizagem

Crianças com problemas visuais não tratados, como ambliopia ou dificuldades de convergência, podem ter dificuldades de aprendizagem, especialmente em tarefas que exigem leitura, escrita ou concentração visual. Isto pode afetar o seu desempenho escolar e desenvolvimento geral.

Atraso no desenvolvimento visual

A infância é um período decisivo para o desenvolvimento visual. Problemas visuais não tratados durante este período podem resultar em dificuldades visuais permanentes ao longo da vida.

Impacto emocional e psicossocial

Os pacientes podem sentir-se autoconscientes sobre sua aparência ocular, ter baixa autoestima e dificuldades de interação social devido a problemas como estrabismo ou visão dupla.

 

Oftalmologia na Joaquim Chaves Saúde

Na Joaquim Chaves Saúde, vai encontrar uma equipa de profissionais experientes e especializados para diagnosticar, com rapidez e precisão, todo o tipo de patologias visuais. Contamos com tecnologia de primeira linha para obter avaliações rigorosas e prescrever o tratamento mais eficaz para cada caso em particular, para que possa recuperar uma visão saudável. Marque já uma consulta, na nossa app ou na área pessoal do nosso site

Oftalmologia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar