Pode parecer uma anomalia rara, mas o pé boto é bastante comum. Afeta cerca de 1 a 3 em cada 1000 bebés. Além disso, os rapazes têm uma probabilidade maior de ser afetados por esta anomalia.
O pé boto nem sempre recebe a atenção que precisa, o que faz com que muitos recém-nascidos venham a ter dificuldades motoras e de mobilidade a longo prazo. Descubra o que é o pé boto, o que o causa, como tratar e o que fazer para prevenir.
O que é pé boto?
O pé boto é uma malformação em que o pé (geralmente de um bebé) nasce virado para dentro e para baixo, fazendo com que pareça torcido ou dobrado de forma anormal. A boa notícia é que, com diagnóstico e tratamento precoces, é possível corrigir a deformidade e atingir uma recuperação funcional completa.
A gravidade do pé boto pode variar, com alguns casos mais leves que podem ser tratados com facilidade, enquanto outros podem exigir intervenções mais intensivas, como cirurgias. A chave para um tratamento eficaz é a deteção precoce e o acompanhamento contínuo por profissionais de saúde especializados.