A hipertensão arterial é um dos maiores problemas de saúde pública. Em Portugal, afeta cerca de 42% da população adulta, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística. Ainda mais preocupante, estima-se que um terço das pessoas hipertensas desconhece a sua condição evoluindo o problema de forma silenciosa. Isto aumenta o risco de complicações graves, como ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
A Pressurometria Ambulatória, conhecida como MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial), Pressurometria, ou MAPA de 24h, é uma ferramenta indispensável para um diagnóstico mais preciso e personalizado da hipertensão. Mas como funciona, para que serve e que cuidados deve ter? Vamos esclarecer todas estas questões.
O que é a Pressurometria Ambulatória?
A Pressurometria Ambulatória (MAPA) é um exame que mede e regista a tensão arterial ao longo de 24 horas, enquanto realiza as suas atividades diárias normais e também durante o sono. Difere da medição pontual realizada em consultório na medida em que analisa a pressão arterial ao longo do dia, incluindo possíveis picos e descidas inesperadas.
Utilizando um dispositivo portátil e discreto, o exame regista leituras regulares a intervalos pré-definidos, para detetar padrões específicos, como por exemplo a hipertensão noturna.