A Acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas na pele, em pontos estratégicos do corpo. Componente chave da medicina tradicional chinesa, a Acupuntura é muito usada para aliviar a dor, promover o bem-estar geral e controlar o stress. Deste modo, é possível regular o funcionamento do sistema nervoso, do sistema endócrino, do sistema imunitário e das glândulas exócrinas.
Esta terapêutica é usada, principalmente, para aliviar o desconforto associado a uma variedade de doenças e condições, incluindo náuseas no pós-operatório ou induzidas por quimioterapia, dor de dentes, dores de parto ou fibromialgia.
A fibromialgia é uma doença crónica, que causa dor e sensibilidade em todo o corpo, bem como fadiga e dificuldade em dormir. Apesar de não existir cura para a fibromialgia, a Acupuntura pode ajudar a controlar e tratar os sintomas. Para além desta terapêutica, o tratamento, geralmente, envolve uma combinação de exercícios e medicação.
A Acupuntura é também usada para aliviar os sintomas da lombalgia. Esta condição, que afeta cerca de 80% da população ocidental, caracteriza-se por uma dor persistente e radiante na região lombar. A dor é, normalmente, localizada na base da coluna e acompanhada por rigidez, tensão muscular e desconforto. Nos piores casos, a lombalgia pode comprometer a mobilidade.
Também a cervicalgia pode ser aliviada com recurso a acupuntura. A cervicalgia manifesta-se através de dores e rigidez, na parte posterior e lateral do pescoço, e constitui a segunda causa mais comum de dor em adultos. É causada por movimentos que colocam uma pressão gradual ou repentina no pescoço.
Para além da fibromialgia, lombalgia e cervicalgia, a Acupuntura é muito útil no tratamento dos sintomas da osteoartrite, cólicas menstruais ou distúrbios respiratórios, como rinite alérgica. No entanto, nem todas as patologias ou casos clínicos têm indicação para esta técnica, pelo que deve sempre consultar o seu médico.
Cada profissional que realiza Acupuntura tem um estilo único, muitas vezes misturando aspetos das abordagens oriental e ocidental da Medicina. Para determinar o tipo de tratamento de Acupuntura mais adequado, o profissional irá fazer perguntas sobre os sintomas, comportamentos e estilo de vida de cada paciente.
Uma sessão de Acupuntura pode levar até 60 minutos, embora algumas consultas possam ser mais curtas. Um plano de tratamento comum, normalmente, envolve um ou dois tratamentos por semana, durante um período de vários meses. O número de tratamentos dependerá da condição a ser tratada e da sua gravidade.
Os riscos da Acupuntura são reduzidos, desde que administrado por um profissional de Acupuntura certificado e competente, usando sempre agulhas esterilizadas.
As clínicas Joaquim Chaves Saúde dispõem de profissionais creditados e altamente qualificados em Acupuntura, sendo possível realizar tratamentos personalizados para obter alívio significativo da dor e reforço terapêutico de várias patologias. Conte com o rigor, qualidade e compromisso da nossa equipa para recuperar rapidamente o seu conforto e a sua qualidade de vida.
Acupuntura
Clínicas
- Horário
- 2ª a 6ª das 08h00 às 20h00
- Sábados das 08h00 às 13h00
- Domingos e Feriados: Encerrado
- Contactos214 124 300*
- MoradaAv. General Norton de Matos, 71 R/C
Com a sua localização ativa conseguimos mostrar a Unidade de Saúde mais próxima e a que distância fica de si.