A hiperidrose é uma patologia caracterizada pela produção intensa e excessiva de suor. A transpiração é regulada pelo sistema simpático, que, quando tem um funcionamento inadequado, ou seja, quando existe uma estimulação excessiva das glândulas sudoríparas, dá origem à hiperidrose.
Apesar de a transpiração ser um processo necessário para regular a temperatura do corpo, em períodos de calor ou de atividade física, estima-se que, aproximadamente, 1,7% da população portuguesa sofra com o excesso de transpiração nas mãos, face, axilas e pés. Situações de stress podem, também, estar na origem desta patologia.
Esta condição tem um grande impacto psicológico e pode, em muitos casos, limitar as relações sociais, podendo levar a situações de isolamento graves. Apesar da sua prevalência, é muitas vezes desvalorizada e o seu tratamento desconhecido, pelo que é fundamental conhecer a doença e, consequentemente, procurar as forma de prevenção e tratamento mais indicadas para cada caso.
Na Joaquim Chaves Saúde, uma equipa experiente está disponível para diagnosticar e tratar os diferentes casos de hiperidrose.