A Neurologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento dos pacientes com doenças neurológicas do Sistema Nervoso Central, Periférico e Autónomo, em todas as idades.
Entre as principais patologias abordadas por esta especialidade, destacam-se as cefaleias (dor de cabeça), nomeadamente a enxaqueca, distúrbios do sono, da memória e da linguagem. Para além disso, a Neurologia dedica-se às alterações do desenvolvimento, como a debilidade mental, paralisia cerebral, défice de atenção, com ou sem hiperatividade, e dislexia.
Dentro do âmbito da Neurologia também estão as doenças vasculares cerebrais, como a aterosclerose cerebral e AVCs (acidentes vasculares cerebrais), bem como a epilepsia, as neuropatias periféricas e as mielopatias. A doença vascular cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte e incapacidade, em Portugal, sendo crucial a sua prevenção. A neuropatia é uma doença que afeta o funcionamento dos nervos periféricos, podendo influenciar tanto a sensibilidade como a motricidade. Já a mielopatia é uma doença que compromete a medula espinhal, provocando a perda gradual dos movimentos do corpo.
De referir, ainda, o papel desta especialidade no diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas, como é o caso da demência de Alzheimer, da esclerose múltipla e dos distúrbios do movimento, como tremores e a doença de Parkinson, entre outras.
Nas clínicas médicas da Joaquim Chaves Saúde, encontra não só uma equipa de profissionais experientes para o acompanhar, do diagnóstico ao tratamento, como também equipamentos de última geração, para a realização dos exames complementares de diagnóstico.