A Oftalmologia é a especialidade que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do foro médico e cirúrgico dos olhos.
Uma das patologias mais frequentes são as inflamações oculares, das quais a conjuntivite é das mais conhecidas.
Por outro lado, são diversas as situações que provocam patologias da retina e que podem comprometer, de forma irreversível, a visão, pelo que devem ser tratadas de forma eficaz. Os indivíduos com maior risco para estas patologias, como é o caso dos doentes diabéticos, devem ser monitorizados de forma regular e adequada.
A catarata é outra patologia muito comum e que mais transtornos pode causar aos pacientes. A causa mais frequente para o surgimento de cataratas é o envelhecimento, no entanto, esta doença pode afetar pessoas de qualquer idade.
Outra importante patologia é o glaucoma, que pode surgir na sequência do aumento da pressão intraocular. Tem como consequência a perda irreversível da visão, devido aos danos que esta pode provocar no nervo ótico, a estrutura responsável pela condução das imagens da retina até ao cérebro.
O estrabismo, outra das patologias tratadas em Oftalmologia, é caracterizado pela alteração do alinhamento ocular, que causa o desvio dos olhos e, consequentemente, poderá ter impacto na correta função visual dos indivíduos.
Os oftalmologistas tratam, também, casos de miopia (dificuldade em ver ao longe), hipermetropia (dificuldade em ver ao perto), astigmatismo (visão desfocada e distorcida) ou presbiopia (dificuldade na visualização de objetos mais próximos).
No caso das crianças, estas devem consultar um oftalmologista aos 3 anos de idade, sobretudo se algum dos pais sofrer de alguma patologia oftalmológica, ou antes de entrar para a escola primária. Em adultos saudáveis, é recomendável fazer, pelo menos, um exame oftalmológico entre os 20 e os 40 anos, desde que não surjam sintomas antes. Após os 40 anos, o exame ocular deve ser feito de dois em dois anos. Também pessoas com diabetes, doenças neurológicas, oncológicas e circulatórias deverão ter especial atenção a quaisquer sintomas associados à qualidade da sua visão. O mesmo acontece com quem está sujeito a medicação crónica ou que tenha uma profissão de grande desgaste ocular.
Nas nossas clínicas, encontra uma equipa experiente de especialistas em Oftalmologia, que estão disponíveis para diagnosticar e tratar as doenças dos olhos. Dispomos, também, dos mais variados meios de diagnóstico, como OCT, OCTA, retinografia, perimetria, visão cromática, topografia querática, aberrometria, pupilometria, paquimetria, entre outros métodos de avaliação e tratamento ortóptico.