Perguntas Frequentes
Perguntas Principais
Esclarecemos as dúvidas mais frequentes.
Como posso obter uma declaração de presença?
Pode ser solicitado, presencialmente, numa das nossas Clínicas Médicas ou através da nossa APP, em ‘Meus dados > Histórico de episódios > consultas ou exames > Escolher o ato médico pretendido > clicar em ‘Declaração de Presença’, para efetuar o download.
Como posso obter uma declaração de acompanhante?
A declaração de acompanhante só pode ser disponibilizada no próprio dia, presencialmente, no balcão, assim que o cliente sair da consulta ou exame. Esta declaração não pode ser disponibilizada posteriormente.
As clínicas JCS têm estacionamento?
- Clínica de Miraflores:
Poderá estacionar no "Parque Rotunda de Miraflores", onde os clientes da clínica poderão usufruir de um desconto sobre o valor final a pagar no parque, mediante os seguintes passos:
1) Inserir o bilhete na caixa de pagamento automática (receção do parque);
2) Colocar o código de barras da fatura de serviços da Clínica de Miraflores no leitor automático da caixa de pagamento;
3) Efetuar o pagamento.
Notas adicionais:
- A entrada no parque deverá ser feita pela avenida Cáceres Monteiro;
- O desconto não é aplicável para clientes que entrem no parque com o identificador da Via Verde;
- O desconto só é aplicável a clientes que detenham uma fatura de serviços, decorrente da sua visita à Clínica de Miraflores.
- Clínica de Cascais:
Poderá utilizar o próprio estacionamento do CascaiShopping.
- Clínica de Sintra:
Poderá utilizar o próprio estacionamento do Centro Comercial Alegro Sintra.
- Clínica Cirúrgica de Carcavelos:
A Clínica Cirúrgica de Carcavelos dispõe de estacionamento próprio, gratuito, com 64 lugares.
- Centro Médico de Moscavide:
O Centro Médico de Moscavide não dispõe de estacionamento próprio.
- Clínica de Entrecampos:
A Clínica de Entrecampos não dispõe de estacionamento próprio.
- Clínica Gastrenterologia de Faro:
A Clínica Gastrenterologia de Faro não dispõe de estacionamento próprio.
Qual o horário de funcionamento das clínicas JCS?
- No site:
- Consulte os horários das nossas clínicas, escolhendo a opção ‘Clínicas’;
- De seguida, escolha ‘Clínicas Médicas’ ou ‘Clínicas de Radioncologia’;
- Selecione a clínica pretendida, onde terá, entre outras informações, o horário de funcionamento.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Selecione a clínica respetiva e, de seguida, terá a informação referente aos horários de funcionamento.
Como posso saber a morada do posto de análises clínicas onde pretendo dirigir-me?
- No site:
- Escolha a opção ‘Análises e Laboratórios > Postos de Análises Clínicas’;
- Encontre o seu posto para realizar as suas análises clínicas, utilizando os filtros disponíveis;
- Escolha no mapa o posto pretendido e aparecerão várias informações sobre o mesmo, incluindo a morada.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Pesquise e /ou escolha o posto pretendido e aparecerão várias informações sobre o mesmo, incluindo a morada.
Como posso saber a morada de uma clínica JCS?
- No site:
- Escolha a opção ‘Clínicas’;
- De seguida, escolha ‘Clínicas Médicas’ ou ‘Clínicas de Radioncologia’;
- Escolha a clínica pretendida e terá, de imediato, acesso a diversas informações, incluindo a morada.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Selecione a clínica respetiva e, de seguida, terá acesso a diversas informações, incluindo a morada.
Dispõem de cafetaria nas vossas Clínicas Médicas?
- Clínica de Miraflores:
Sim, dispomos de cafetaria, situada no Piso 0, junto à receção de Análises Clínicas.
- Clínica de Cascais:
Não dispomos de serviço de cafetaria. No entanto, uma vez que a clínica fica no CascaiShopping, o próprio shopping tem vários serviços de cafetaria.
- Clínica de Entrecampos:
Não dispomos de serviço de cafetaria, mas existem, relativamente perto da clínica, cafés e restaurantes.
- Clínica Gastrenterologia de Faro:
Não dispomos de serviço de cafetaria, mas existem, relativamente perto da Clínica, cafés e restaurantes.
- Clínica de Sintra:
Não dispomos de serviço de cafetaria. No entanto, uma vez que a clínica fica no Centro Comercial Alegro Sintra, o próprio centro comercial tem várias alternativas de cafetaria.
- Clínica Cirúrgica de Carcavelos
Sim, dispomos de cafetaria, situada no Piso 4.
- Centro Médico de Moscavide:
Não dispomos de serviço de cafetaria, mas existem, relativamente perto da clínica, cafés e restaurantes.
Quero saber mais sobre a vossa política de privacidade, recolha e tratamentos de dados.
Poderá encontrar aqui informação sobre a política de privacidade e proteção de dados, da Joaquim Chaves Saúde.
Acordos
Esclareça as suas dúvidas sobre os nossos acordos e preços.
Como posso saber se têm acordos para a especialidade ou serviço que vou utilizar?
No nosso site, escolha, no menu, a opção ‘Acordos’. Ou no campo de escrita livre, indique a seguradora / subsistema de saúde e terá informação sobre os serviços abrangidos. Salientamos que, para consultas e exames, existem médicos e/ou especialidades e/ou atos médicos que podem não estar abrangidos pelo acordo.
Em caso de dúvida, confirme sempre com a sua entidade.Como posso saber, exatamente, o valor que vou pagar pela consulta ou exame?
O valor efetivo a pagar depende sempre das condições da sua apólice. Desta forma, em caso de dúvida, deverá contactar diretamente com a sua entidade financeira responsável (seguro ou subsistema de saúde).
Como posso saber se um médico tem acordo com a minha seguradora ou subsistema de saúde?
No nosso site, escolha no menu ‘Equipa clínica’. Seguidamente, utilize os filtros e selecione o médico pretendido. Dentro do perfil do médico, encontrará uma área de acordos. Em alternativa, utilize o ícone de pesquisa ou campo de escrita livre e pesquise pelo nome do médico.
Nota: O acordo listado no perfil do médico poderá não ser transversal a todas as clínicas, onde este realize atos médicos.
Preciso de cartão do seguro ou subsistema de saúde nas Clínicas ou Postos de Análises Clínicas?
Sim, é necessário ter consigo, no momento da admissão da consulta, exame ou análises clínicas, o cartão da sua seguradora ou subsistema de saúde.
Análises Clínicas
Esclareça as suas dúvidas sobre Análises Clínicas.
É necessária marcação para realização de análises clínicas? Se sim, de que forma posso marcar?
- No site:
- Na homepage, escolher a opção ‘Marcar Análises Clínicas’;
- Escolher o posto onde pretende realizar a sua colheita;
- Clicar em “Continuar”;
- Selecionar o horário que pretende;
- Preencher o formulário com os seus dados e anexar a prescrição médica das suas análises (documento obrigatório para finalizar este processo);
- Confirmar que tomou conhecimento da informação sobre a proteção de dados e clicar em efetuar marcação. Posteriormente, irá receber um e-mail com a confirmação do seu agendamento;
- De seguida, irá receber um contacto da nossa parte, na véspera da realização do ato, com informação relativamente a preparações/instruções a ter em atenção.
Nota: apesar de realizarmos análises por ordem de chegada, podem existir análises que, devido às suas recomendações e/ou instruções de colheita, exijam marcação prévia com o nosso serviço. Caso tenha essa indicação, deverá, por favor, contactar-nos para efetuar a respetiva marcação ou esclarecimento de dúvidas, através do 214 124 300.
- Na APP:
- No menu, escolha ‘Análises e Laboratório > Postos de Análises Clínicas’;
- Já na página ‘Postos de Análises Clínicas’, encontre, no final, o botão ‘Pesquisar Análise’;
- Na nova página, escreva o nome da análise a realizar ou identifique a análise por ordem alfabética;
- Após escolher a análise pretendida, confirme se nos campos ‘Recomendações’ e/ou ‘Instruções de colheita’, existe alguma indicação em como esta requer marcação prévia;
- Caso tenha essa indicação, deverá, por favor, contactar-nos através do 214 124 300 (custo de chamada para a rede fixa nacional), para efetuar a respetiva marcação.
Onde posso encontrar um posto JCS?
- No site:
- No menu, escolha ‘Análises e Laboratórios > Postos de Análises Clínicas’;
- Encontre o seu posto para realizar as suas Análises Clínicas, utilizando os filtros;
- No mapa, encontrará o posto pretendido ou os postos existentes na área escolhida, e, ao clicar no ícone do posto em questão, terá acesso às informações referentes aos horários de funcionamento, horários de colheita e morada.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Pesquise e escolha o posto respetivo, onde encontrará informações de horários, contacto e morada.
Qual o horário de funcionamento dos Postos de Análises Clínicas JCS?
- No site:
- No menu, escolha ‘Análises e Laboratórios > Postos de Análises Clínicas’;
- Encontre o posto de colheitas que lhe for mais conveniente, para realizar as suas análises clínicas, utilizando os filtros;
- No mapa, encontrará o posto pretendido ou os postos da área escolhida e, ao clicar no posto em questão, terá as informações referentes aos horários de funcionamento.
- Na APP:
- Aceda à APP, no telemóvel, e faça login;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Pesquise e /ou escolha o posto respetivo e, ao clicar no ícone do posto em questão, terá acesso às informações referentes aos horários de funcionamento.
Qual o horário de colheitas para análises?
O horário para colheitas depende do laboratório/posto de Análises Clínicas pretendido.
- No site:
- No menu, escolha ‘Análises e Laboratórios > Postos de Análises Clínicas’;
- Encontre o seu posto para realizar as suas Análises Clínicas, utilizando os filtros;
- No mapa, encontrará o posto pretendido ou os postos existentes na área escolhida e, entre outras informações, verá informações sobre horários de colheita.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP do telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolher a opção ‘Unidades’;
- Pesquise e escolha o posto respetivo, onde terá, entre outras, informação sobre o horário de colheitas.
APP | Área Pessoal
Esclareça as suas dúvidas sobre a nossa APP e Área Pessoal.
O que é a ‘Área Pessoal’ JCS e quais as diferentes formas de acesso?
A ‘Área Pessoal’ JCS é a sua área pessoal online, onde conseguirá, entre outras funcionalidades, efetuar marcações e consultar a sua atividade nas unidades JCS.
Pode aceder à sua área pessoal através do nosso site, clicando no ícone ‘Área Pessoal’, no canto superior direito, ou no seu telemóvel, descarregando a nossa APP, que se encontra disponível, gratuitamente, no Google Play e App Store.
Quem pode aderir à ‘Área Pessoal’?
Qualquer pessoa, maior de 18 anos, poderá aderir à ‘Área Pessoal’. Os menores de 18 anos poderão ser adicionados como descendentes.
Como efetuo o meu registo na ‘Área Pessoal’?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Clique em ‘Aderir’;
- Preencha o formulário, com todos os dados solicitados;
- Leia e aceite os ‘Termos e Condições’ e clique em ‘seguinte’;
- Terá 3 campos de preenchimento, nomeadamente Código de validação’, ‘Palavra-passe’ e ‘Rep. Palavra-passe’;
- No campo ‘Código de validação’, deverá colocar o código que terá recebido, nesse instante, através de SMS, no número de telemóvel que registou;
- No campo ‘Palavra-passe’, deverá criar a sua própria password, pessoal e intransmissível;
- No campo ‘Rep. palavra-passe’, deverá confirmar a password que está a criar;
- Depois de os três campos estarem preenchidos, clique em ‘Concluir’ e terá o seu registo efetuado.
- Na APP:
- Descarregue a nossa APP, que se encontra disponível, gratuitamente, no Google Play e App Store, com o nome "Joaquim Chaves Saúde";
- Abra a aplicação e clique em ‘Aderir’;
- Preencha o formulário, com todos os dados solicitados;
- Leia e aceite os ‘Termos e Condições’ e clique em ‘Confirmar’;
- Terá de preencher, nomeadamente ‘Código de validação’, com o PIN que terá recebido nesse instante através de SMS no número de telemóvel que registou;
- Após o preenchimento do Pin, clique em Iniciar e terá o seu registo efetuado.
Nota: para ter acesso total às funcionalidades da App/ Área pessoal, terá de validar, primeiramente, a sua conta, fisicamente, numa das nossas clínicas médicas.
Quais as funcionalidades disponíveis na minha Área Pessoal/App?
A Área Pessoal / APP permite o acesso às seguintes funcionalidades:
- Consultar a agenda das suas marcações futuras;
- Fazer check-in (apenas disponível na APP), clicando em ‘Senhas’;
- Marcações de consultas;
- Anulação ou remarcação de consultas;
- Anulação de exames;
- Consultar resultados de análises clínicas e exames;
- Consultar estado dos seus pedidos de marcação efetuados online;
- Informação sobre postos de colheita e clínicas médicas (site e APP);
- Acesso às suas faturas;
- Alterar dados pessoais;
- Associar descendentes, fazendo assim a extensão de todas as funcionalidades para os mesmos;
- Autenticação por impressão digital (apenas disponível na APP);
- Possibilidade de pedir um contacto da nossa parte.
Como posso marcar consultas?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- No menu, à esquerda, escolher a opção ‘Marcações’, seguindo os passos para a marcação.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, fazendo login na APP;
- No menu, à esquerda, escolher a opção ‘Marcações’, seguindo os passos para a marcação.
Como posso consultar a minha agenda de marcações?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Ao aceder, será logo apresentada a sua agenda, onde constam os registos de todas as suas marcações. Para confirmar as marcações futuras, selecione ‘Próximas datas’.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- Escolha a opção ‘Agenda’, no menu, à esquerda;
- Serão apresentadas, automaticamente, as ‘Próximas marcações’.
Como posso fazer o check-in automático, na APP?
A opção de check-in apenas está disponível na APP, da seguinte forma:
- Aceda à APP, no telemóvel, e faça login;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Senhas’;
- Aparecerão as marcações que tem no próprio dia.
Após efetuar o check-in, o cliente deve aguardar na sala de espera a chamada, diretamente, para o gabinete de consulta.
Nota: A opção de check-in poderá não estar disponível para todas as clínicas. Só é permitido para atos do tipo consulta e só pode ser efetuado no intervalo de tempo de 1h antes da hora marcada para a consulta.
Como posso remarcar ou anular consultas e/ou exames?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Ao aceder, será logo apresentada a sua agenda, onde constam os registos de todas as suas marcações. Para confirmar as marcações futuras, selecione ‘Próximas datas’;
- Selecione a marcação pretendida e aparecerão as opções ‘Anular’ ou ‘Remarcar’. Escolha a opção pretendida e siga os passos, até concluir a remarcação ou anulação.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Agenda’;
- Serão apresentadas, automaticamente, as ‘Próximas marcações’;
- Selecione o ato médico a remarcar e aparecerão as opções ‘Anular’ ou ‘Remarcar’. Escolha a opção pretendida e siga os passos, até concluir a remarcação ou anulação.
Nota: Para os exames só está disponível a opção anulação.
Como posso obter uma declaração de presença, através da APP?
É possível obter a declaração de presença em ‘Meus dados > Histórico de episódios > consultas ou exames > Escolher o ato médico pretendido > clicar em ‘Declaração de Presença’, para efetuar o download.
Como posso recuperar a palavra-passe da minha ‘Área pessoal’?
- Através do site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique em ‘Área Pessoal e Marcações’;
- Clique em ‘Esqueceu-se da palavra-passe?’;
- Insira o seu utilizador / e-mail e clique em ‘Seguinte’;
- Terá 3 campos de preenchimento, nomeadamente ‘PIN’, ‘Palavra-passe’ e ‘Rep. Palavra-passe’;
- No campo ‘PIN’, deverá colocar o PIN que terá recebido, nesse instante, através de SMS, no número de telemóvel do seu registo;
- No segundo campo, ‘Palavra-passe’, deverá definir a sua própria palavra-passe, pessoal e intransmissível;
- No terceiro campo, ‘Rep. Palavra-passe’, deverá confirmar a palavra-passe que está a criar;
- Depois dos três campos estarem preenchidos, clique em ‘Seguinte’.
Como posso alterar a minha palavra-passe de acesso à ‘Área Pessoal’?
- Através do site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Configurações’;
- Preencha os 3 campos, respetivamente, com: ‘Palavra-passe atual’, ‘Nova palavra-passe’ e repita a nova palavra-passe escolhida;
- Clique em ‘Guardar’.
Como posso alterar os meus dados pessoais?
Através do acesso à sua ‘Área Pessoal’, poderá atualizar alguns dos dados da sua ficha.
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Clique no seu nome e escolha o elemento do agregado em que pretende fazer a alteração;
- Efetue a alteração/atualização, no campo pretendido, e clique em ‘Guardar’;
- O pedido de alteração será remetido aos nossos serviços, para que possa ficar visível e atualizado na sua ficha.
- Na APP:
- Aceda à APP, no telemóvel, e escolha a opção ‘Informações’, no menu, à esquerda;
- Escolha a opção ‘Pedido de Contacto’ e indique o assunto pelo qual pretende ser contactado - ‘Alteração de dados’;
- Indique os dados que pretende alterar e o método de contacto e selecione a opção ‘Enviar’;
- O pedido de alteração será remetido aos nossos serviços, por forma a que possa ficar visível e atualizado na sua ficha;
- É, ainda, possível alterar o nome através da opção ‘Meus dados’, selecionando a opção ‘Editar’.
Como posso associar descendentes na minha ‘Área Pessoal’?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Ao entrar no seu perfil, clique no seu nome;
- Selecione a opção ‘Adicionar descendente’;
- Preencha o formulário com os dados do seu descendente e clique em ‘Guardar’;
- Ficará com acesso restrito ao perfil do seu descendente e só conseguirá, numa fase inicial, marcar consultas. Presencialmente, numa das nossas receções, apresentando a respetiva documentação, deverá solicitar a validação da associação de descendente ao seu registo, para que as restantes opções fiquem desbloqueadas.
- APP:
- Aceda à sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Meus dados’;
- Escolha a opção ‘Gerir Contas’, seguido de ‘Adicionar’;
- Preencha o formulário com os dados do seu descendente e clique em ‘Confirmar’;
- Ficará com acesso restrito ao perfil do seu descendente e só conseguirá, para já, marcar consultas. Presencialmente, numa das nossas receções, apresentando a respetiva documentação, deverá solicitar a validação da associação de descendente ao seu registo, para que as restantes opções fiquem desbloqueadas.
Até que idade poderei ter o meu descendente associado à minha ‘Área Pessoal’?
O seu descendente poderá estar associado à sua ‘Área Pessoal’ até aos 18 anos, deixando, automaticamente, de estar associado quando completar a maioridade. Nessa altura, o seu descendente deverá criar a sua própria ‘Área Pessoal’.
Como posso aceder à Área Pessoal dos meus descendentes?
As funcionalidades dos seus descendentes estão disponíveis como se fossem as suas. No início de cada processo de marcação, consulta de resultados clínicos, entre outros, é-lhe questionado para quem pretende efetuar o agendamento ou a consulta.
Contudo, caso queira filtrar a atividade de apenas um elemento do seu agregado familiar, basta ir ao menu, do lado esquerdo, aceder a ‘Meus dados’, seguindo de ‘Gerir Contas’ e selecionar o nome do elemento em questão.Posso associar ascendentes à minha ‘Área Pessoal’?
Não é possível associar um ascendente à sua ‘Área Pessoal’. A ‘Área Pessoal’ deve ser criada em nome próprio.
A que resultados de exames posso ter acesso através da minha APP/Área Pessoal?
Resultados de Gastrenterologia, documentos digitalizados de Cardiologia, Imagiologia (exceto a ortopantomografia e a telerradiografia) e Patologia Clínica.
A que resultados de exames posso ter acesso através da minha APP/Área Pessoal?
Resultados de Gastrenterologia, documentos digitalizados de Cardiologia, Imagiologia (exceto a ortopantomografia e a telerradiografia) e Patologia Clínica.
Como posso consultar os resultados ou imagens dos meus exames?
Pode consultar de duas formas alternativas, na APP ou no nosso site:
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Clique no menu, do lado esquerdo do ecrã, na opção ‘Meus Dados’;
- Aceda a ‘Resultados Clínicos’ e selecione o exame que pretende visualizar;
- Caso apenas pretenda aceder ao ‘Relatório', basta clicar em cima desta opção;
- Caso pretenda aceder aos ‘Resultados de Imagens’, clique em cima da opção ‘Solicitar Imagens Médicas’;
- Responda ‘Sim’ em como pretende receber o resultado por e-mail e insira o seu e-mail, clicando, de seguida, em ‘Enviar’;
- O seu pedido será automaticamente registado e, num prazo máximo de 15 minutos, receberá uma notificação com a disponibilização dos resultados.
- Na APP:
- Aceda à sua APP, no telemóvel;
- Clique no menu, do lado esquerdo, na opção ‘Meus Dados’;
- Aceda a ‘Resultados Clínicos’ e selecione o exame que pretende visualizar;
- Caso apenas pretenda aceder ao ‘Relatório’, basta clicar em cima desta opção;
- Caso pretenda aceder aos resultados de imagens, clique em cima da opção ‘Solicitar Imagens Médicas’;
- Responda ‘Sim’ em como pretende receber o resultado por e-mail e insira o seu e-mail, clicando, de seguida, em ‘Submeter Pedido’;
- O seu pedido será automaticamente registado e, num prazo máximo de 15 minutos, receberá uma notificação com a disponibilização dos resultados.
Nota: quando as imagens estiverem prontas para o utilizador efetuar o download, receberá, automaticamente, uma notificação na APP. Este passo terá de ser efetuado num computador, uma vez que os telemóveis não suportam este tipo de ficheiros a descarregar.
Caso não consiga aceder às imagens dos seus exames no MAC (Apple), deve proceder, primeiramente, ao download do seguinte viewer: https://apps.apple.com/us/app/osirix-hd/id419227089.
Como posso consultar as minhas faturas através da minha APP/Área Pessoal?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique em ‘Área Pessoal e Marcações’;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Meus dados’;
- Selecione a opção ‘Faturas’;
- De seguida, selecione a opção ‘Faturas Pagas’ ou ‘Faturas não pagas’, respetivamente;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento.
- Na APP:
- Aceda à sua APP, no telemóvel;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção 'Meus dados';
- Selecione a opção 'Faturas';
- Selecione a opção 'Faturas Pagas' ou 'Faturas em Dívida’, respetivamente;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento.
Como posso obter 2ª via de faturas?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique em ‘Área Pessoal e Marcações’;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Meus dados’;
- Selecione a opção ‘Faturas’;
- Escolha a opção ‘Faturas Pagas’ ou ‘Faturas não pagas’, respetivamente;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento.
- Na APP:
- Aceda à sua APP, no telemóvel;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção 'Meus dados';
- Selecione a opção 'Faturas';
- Selecione a opção 'Faturas Pagas' ou 'Faturas em Dívida’, respetivamente;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento.
Como posso efetuar o pagamento de faturas não liquidadas, através da minha APP/Área Pessoal?
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’/APP;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Meus Dados’;
- Selecione a opção 'Faturas';
- Selecione a opção 'Faturas em Dívida’;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento;
- No canto inferior esquerdo do documento, terá informação da entidade, referência e montante, que deverá utilizar para proceder ao respetivo pagamento.
As entidades e referências disponíveis nas faturas não pagas têm prazo de validade?
Apesar de as referências multibanco não terem validade, a Joaquim Chaves Saúde tem uma política de cobranças, pelo que deve regularizar a sua fatura com maior brevidade possível.
Esqueci-me de efetuar o pagamento. Como posso pagar?
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’/APP;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Meus Dados’;
- Selecione a opção 'Faturas';
- Selecione a opção ‘Faturas e Dívida’;
- Clique na fatura pretendida, de forma a poder visualizar o documento;
- No canto inferior esquerdo do documento, terá informação da entidade, referência e montante, que deverá utilizar para proceder ao respetivo pagamento.
Consultas
Esclareça as suas dúvidas sobre Consultas.
Como posso agendar uma consulta?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique em ‘Área Pessoal e Marcações’;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Marcações’;
- De seguida, escolha a Unidade onde pretende efetuar a consulta;
- Depois, escolha a opção ‘Consulta’ e preencha restantes dados solicitados.
- Na APP:
- Aceda à sua APP, no telemóvel;
- Na barra de opções, à esquerda, escolha a opção ‘Marcação, seguindo os passos indicados para a marcação.
Como posso marcar uma consulta para o meu filho?
Se o seu filho for menor de idade, poderá associá-lo à sua ‘Área Pessoal’/APP e efetuar a respetiva marcação.
Consulte, também, na categoria ‘Área Pessoal’ / APP, as perguntas:
- Como efetuo o meu registo na ‘Área Pessoal’;
- Como posso associar descendentes na minha ‘Área Pessoal’;
- Como posso fazer marcações através da minha APP/ ‘Área Pessoal’.
Queria confirmar uma marcação de consulta que já efetuei. Como posso fazê-lo?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Ao aceder, será logo apresentada a sua agenda, onde constam os registos de todas as suas marcações;
- Para confirmar as marcações futuras, selecione ‘Próximas datas’.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- Escolha a opção ‘Agenda’ no menu, à esquerda;
- Serão apresentadas, automaticamente, as ‘Próximas marcações’.
Queria cancelar / remarcar uma consulta. Como posso fazê-lo?
- No site:
- No topo da página, na barra de navegação, clique no ícone da Área Pessoal;
- Ao aceder, será logo apresentada a sua agenda, onde constam os registos de todas as suas marcações;
- Selecione a marcação pretendida e aparecerão as opções ‘Anular’ ou ‘Remarcar’. Escolha a opção pretendida e siga os passos, até concluir a remarcação/anulação.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Agenda’;
- Serão apresentadas, automaticamente, as ‘Próximas marcações’;
- Selecione o ato médico a remarcar e aparecerão as opções ‘Anular’ ou ‘Remarcar’. Escolha a opção pretendida e siga os passos, até concluir a remarcação/anulação.
Serei avisado, previamente, da minha consulta?
Sempre que efetua um agendamento numa das nossas clínicas, recebe um e-mail com os detalhes do agendamento da mesma.
Caso tenha a nossa APP, com acesso a todas as funcionalidades, as suas marcações futuras estão também disponíveis para consulta, no separador do lado esquerdo, em ‘Agenda’.
Informamos, também, que desde que tenha um número de telemóvel associado à sua ficha, recebe uma SMS com a lembrança da sua marcação, nos dois dias anteriores à consulta, com indicação da consulta, dia, hora e clínica onde se deve dirigir, para a realização da mesma.
Como posso fazer o check-in automático para a minha consulta?
Poderá efetuar o check- in para a sua consulta de duas formas:
- Se recebeu código de check-in por SMS:
- Dirija-se ao quiosque e escolha a opção ‘Código PIN’, que se encontra à esquerda no ecrã;
- Digite o código que recebeu por SMS e, de seguida, escolha o ato médico pretendido, que aparecerá no ecrã;
- Retire a senha e verifique a informação presente na mesma, para saber se deverá aguardar para atendimento no balcão, ou se deverá aguardar para atendimento diretamente no gabinete.
- Check-in Automático, através da APP:
- Aceda à APP, no telemóvel, e faça login;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Senhas’;
- Aparecerão as marcações que tem no próprio dia;
- Após efetuar o check-in, o cliente deve aguardar na sala de espera a chamada, diretamente, para o gabinete de consulta.
Nota: A opção de check-in poderá não estar disponível para todas as clínicas. Só é permitido para atos do tipo consulta e só pode ser efetuado no intervalo de tempo de 1h antes da hora marcada para a consulta.
Como posso saber em que clínicas JCS existe determinada especialidade/consulta?
- No site:
- Escolha a opção ‘Clínicas’ e, de seguida, ‘Clínicas Médicas’;
- Selecione a clínica pretendida e verá listadas as especialidades existentes.
- Na APP:
- Aceda à sua ‘Área Pessoal’, através da sua APP, no telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Selecione a clínica pretendida e, de seguida, escolha ‘Consultas’.
Exames
Esclareça as suas dúvidas sobre Exames.
Como posso saber em que clínica existe determinado exame?
- No site:
- Clique em ‘Marcar’;
- De seguida, selecione ‘Exames Médicos’;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Selecione a clínica pretendida e, de seguida, escolha ‘Exames’.
- Caso pretenda efetuar o pedido de marcação para, posteriormente, ser contactado, preencha os restantes campos, e clique em ‘Efetuar marcação’.
- Na APP:
- Aceda à APP, através do telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Unidades’;
- Selecione a clínica pretendida e, de seguida, escolha ‘Exames’;
- Caso pretenda efetuar o pedido de marcação para, posteriormente, ser contactado, preencha os restantes campos, e clique em ‘Efetuar marcação’.
Com que antecedência devo chegar para realizar os meus exames?
Deve chegar às nossas clínicas, pelos menos, 15 minutos antes do seu exame, de modo a garantir o processo de admissão com a devida antecedência. Deverá fazer-se acompanhar sempre da sua prescrição para o exame a realizar, assim como do seu cartão da seguradora ou subsistema de saúde (caso aplicável). Não poderá realizar o exame se não se fizer acompanhar pela requisição do mesmo.
Como posso saber se o exame requer algum cuidado em específico, antes da sua realização?
Temos vários exames que exigem preparações prévias e, alguns deles, requerem cuidados específicos. Sugerimos, assim, que fale diretamente connosco e nos questione sobre a sua dúvida, através do nosso número geral 214 124 300.
A que resultados de exames posso ter acesso através da minha APP/’Área Pessoal’?
Resultados de Gastrenterologia, documentos digitalizados de Cardiologia, Imagiologia (exceto ortopantomografia e telerradiografia) e Patologia Clínica.
Como sei quando é que o meu exame se encontra pronto?
A data prevista de entrega do seu exame ser-lhe-á indicada, após a realização do mesmo. Informamos, ainda, que os horários de levantamento do seu exame se encontram disponíveis no talão, que lhe é facultado após a realização do seu exame.
No caso dos exames de Imagiologia, Gastrenterologia, Cardiologia e Análises Clínicas, poderá consultar o relatório das seguintes formas:
- No site:
- Escolha o separador ‘Meus dados’;
- Selecione a opção ‘Histórico de Episódios”.
- APP:
- Aceda à APP, através do telemóvel;
- No menu, à esquerda, escolha a opção ‘Meus dados’;
- De seguida, selecione ‘Resultados Clínicos’.
- Se ainda não tem a nossa APP, saiba como aderir, no separador de perguntas destinada à APP.
Nota: esta opção só estará disponível caso tenha acesso total às funcionalidades da App/ Área pessoal. Para tal, terá de validar, primeiramente, a sua conta, fisicamente, numa das nossas clínicas médicas.
Internamento | Maternidade
Esclareça as suas dúvidas sobre Internamento e Maternidade.
Têm serviço de internamento?
Sim, temos serviço de internamento, na Clínica Cirúrgica de Carcavelos, mas apenas no âmbito de pós-operatório, sempre que a cirurgia seja realizada nos nossos blocos operatórios. Ou seja, a JCS não tem internamento de Medicina, nem Cuidados Paliativos.
Posso receber visitas enquanto estiver internado?
Sim, pode receber visitas. As visitas podem ser realizadas todos os dias, com marcação prévia, diretamente com o Gabinete Cirúrgico ou com o Internamento, de acordo com o seguinte horário:
- Entre as 11h00 e as 14h00;
- Entre as 17h00 e as 20h00.
Devem, ainda, ser seguidas as seguintes regras:
- Em caso de sintomas respiratórios, é necessário usar máscara;
- Não há limite de visitas, durante o período de internamento. Contudo, apenas pode ficar 1 visita de cada vez no quarto, podendo trocar durante todo o período de visita, sem limites de trocas;
- O visitante tem de desinfetar as mãos à entrada do quarto.
Posso ter um acompanhante durante a noite no internamento?
Não é permitido acompanhante durante a noite, com exceção dos internamentos pediátricos. No entanto, em situações de necessidades especiais, pode ser permitido, caso a gestão do serviço permita.
Como funciona os Internamentos Pediátricos?
Nos internamentos pediátricos é permitido ficar um acompanhante durante todo o internamento. Para o acompanhante, existirão custos, que irão variar em função da seguradora. Dependendo da idade do menor, algumas seguradoras podem comparticipar, ou não, a diária do acompanhante. Apesar de a criança se encontrar acompanhada, poderá receber, ainda, mais uma visita durante o período em que se encontrar internada, aplicando-se as regras estabelecidas para os visitantes.
O que posso levar comigo, quando chegar o dia do meu internamento?
Deve trazer consigo:
- Produtos e objetos de uso pessoal necessários (tais como óculos, próteses auditivas e dentária, entre outros);
- Documentos de identificação civil (cartão de cidadão, passaporte, bilhete de identidade ou outro);
- Cartão de beneficiário de seguro ou subsistema de saúde (caso se aplique).
O que devo fazer no dia da intervenção cirúrgica?
Existe sempre uma consulta de enfermagem pré-operatória, dois dias antes da cirurgia, onde são esclarecidos todos os procedimentos prévios à cirurgia. No dia da cirurgia, deve dirigir-se ao Gabinete Cirúrgico, no Piso 0, da Clínica Cirúrgica de Carcavelos.
Após uma cirurgia, como posso contactar com os meus familiares?
Após a cirurgia, e quando já se encontrar no seu quarto e estiver recuperado da anestesia, pode contactar os seus familiares através:
- Do telefone disponível no quarto;
- Do seu telemóvel pessoal.
Contudo, informamos que a clínica envia uma SMS de informação, para o número de telemóvel do familiar, indicado no check-in do internamento, no início e no final da sua cirurgia.
Como posso ter informações sobre uma pessoa internada?
Para informações sobre pessoas internadas, pode ligar:
- 214 569 793 - das 12h00 às 15h00 e das 17h00 às 19h00.
As informações sobre os utentes internados apenas são transmitidas aos familiares ou amigos, que estejam referenciados na clínica para este efeito.
Como funciona os pós-cirúrgico? Os pensos e consultas estão incluídos?
Após a alta médica, é feito o seguimento até 72 horas, no máximo. Existe, por parte da nossa equipa, uma chamada de follow up, realizada no prazo de 30 dias, para verificar a sua evolução.
No pacote da cirurgia, está incluído o primeiro penso, que tenha que realizar, assim como a consulta de pós-operatório. Após estes atos, tudo o que necessitar de realizar será pago à parte.
Têm maternidade em alguma das Clínicas JCS?
Não dispomos de maternidade em nenhuma das nossas clínicas. Contudo, oferecemos vários serviços de seguimento na gravidez, como as Consultas de Obstetrícia e Ecografias Obstétricas.
Médicos
Esclareça as suas dúvidas sobre Médicos.
Como posso saber se determinado médico ou profissional de saúde trabalha nas clínicas JCS?
No nosso site, escreva o nome do médico pretendido, no campo de pesquisa escrita, ou escolha o separador ‘Equipa clínica’. De seguida, selecione a especialidade pretendida, para aceder à listagem dos nossos profissionais de saúde, com os respetivos nomes e especialidades.
Como posso saber se o médico tem acordo com a minha seguradora/subsistema de saúde?
No nosso site, escolha o separador ‘Equipa clínica’. De seguida, selecione a especialidade e, por fim, selecione o médico pretendido. Em alternativa, utilize o campo de escrita livre e pesquise pelo nome do médico.
Nota: O acordo, listado no perfil do médico, poderá não ser transversal a todas as clínicas onde este realize atos médicos.